O FBI e a indústria informática uniram forças, com o objectivo de ajudar empresas e utilizadores da internet, a protegerem-se dos 20 piores vírus de computador.
O FBI e a indústria informática uniram forças, com o objectivo de ajudar empresas norte-americanas e os utilizadores da internet em geral, a protegerem-se dos 20 piores vírus de computador - desde o «Code Red» até ao «Melissa».
A polícia federal norte-americana publicou instruções, no site do National Infrastructure Protection (NIPC), de como os «navegadores da net» podem proteger-se dos vírus e apelou pata que compreendam os termos sobre segurança utilizados na internet.
«Actualmente, muitos utilizadores que procuram sites comerciais acabam por desistir porque os consideram muito técnicos», explicou Allan Paller, director de pesquisa do Sans Institute, que trabalha com o governo no projecto.
www.sans.org
«Com este site (www.sans.org), não queremos vender nada, mas dar indicações sobre como usar softwares actualizados de antivírus e suspeitar de ficheiros anexos nos e-mails», acrescentou.
A maioria dos vírus recentes na internet, aproveitam-se das vulnerabilidades dos programas informáticos para se propagarem, e o governo norte-americano espera que tanto os utilizadores como as empresas se preparem melhor para o próximo vírus.
Especialistas de mais de 50 empresas de segurança informática realizaram uma lista de falhas encontradas nos sistemas operacionais Unix e Microsoft e também os erros mais comuns cometidos pelos utilizadores, tais como o uso inadequado de «passwords» e a gravação de anexos suspeitos.