ciencia

Pequim vai explorar a Lua com a UE e lançará homem no espaço

A China vai explorar a Lua em parceria com os países da União Europeia (UE), no âmbito dos programas de Pequim destinados a lançar um homem no espaço, revelou hoje o Departamento Aeroespacial do Estado chinês.

«O Departamento acaba de aprovar um projecto de cooperação com a Europa para fazer explorações na Lua durante os próximos 10 anos ou mesmo durante mais tempo», indicou fonte oficial citada pela agência noticiosa oficial Xinhua.

As primeiras viagens de investigação à Lua, cuja data está ainda por determinar, realizar-se-ão com o porta-foguetes «Marcha Larga», que está a ser desenvolvido com a mais alta tecnologia actual.

«A tecnologia espacial chinesa encontrava-se já entre as mais avançadas do mundo», acrescenta a fonte.

Segundo a Imprensa de Hong Kong, Pequim esteve a ponto de mandar um homem à Lua há dois anos, de forma a que se pudesse celebrar o 50º aniversário da fundação da República Popular da China.

Ao que parece, acrescenta a Imprensa de Hong Kong, problemas técnicos de última hora ou algum imprevisto que não foi revelado, obrigou Pequim a adiar o projecto, com que pensa poder ficar ao nível dos Estados Unidos e da Rússia.