ciencia

Jovens mães têm menor risco de contrair cancro da mama

As mulheres que dão à luz antes dos 20 anos têm menos probabilidade de contrair cancro da mama, revela uma pesquisa. Os cientistas descobriram que hormonas libertadas durante a gravidez são resistentes ao tumor e este efeito protector é maior quando o tecido mamário ainda está em desenvolvimento.

Uma equipa de cientistas descobriu porque as mulheres que têm filhos muito cedo estão menos sujeitas a contrair cancro da mama, identificando uma substância produzida pelo organismo durante a gravidez, revela uma pesquisa publicada no jornal «Proceedings of the National Academy of Sciences».

A pesquisa foi desenvolvida por uma equipa de cientistas do Baylor College of Medicine, no Texas, e aumenta a possibilidade de um dia se desenvolver uma pílula que possa proteger a mulher contra o cancro de mama.

Cerca de dez por cento das mulheres ocidentais desenvolvem cancro da mama em algum estágio da sua vida.

Experiências de laboratório em animais permitiram concluir que durante o período de gestação o organismo produz uma proteína resistente aos tumores. Acontece o mesmo com os humanos.

Em jovens mães, em que o tecido mamário ainda está em desenvolvimento, os efeitos parecem mais duradouros. O efeito é ainda mais sentido em mulheres que dão há luz antes dos 20 anos.