ciencia

Soyuz TM-33 já chegou à EEI

A Soyuz TM-33, inserida na expedição internacional «Andrómena», acoplou esta terça-feira à Estação Espacial Internacional (EEI). Uma missão de dez dias que tem por objectivo substituir a nave de emergência da estação.

O centro de controlo de voos espaciais da Rússia anunciou hoje que a nave russa Soyuz TM-33 já acoplou à Estação Espacial Internacional (EEI).

A manobra foi feita em modo automático, às 11:44 de Lisboa, e todos os seus sistemas de controlo e navegação estão a funcionar de acordo com o previsto.

O objectivo do voo é substituir a nave de emergência da estação, para permitir a execução de um programa de experiências científicas.

A Soyuz TM-33, integrada na expedição Andrómeda, levava a bordo a francesa Claudie Haigneré, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) e os cosmonautas Victor Afanasiev e Konstantin Kozeyev.

Claudie Haigneré, engenheira de bordo durante a missão de dez dias, vai ser a primeira francesa e primeira europeia a bordo da EEI.

Victor Afanasiev e Konstantin Kozeyev deverão tratar especialmente da preparação da viagem de regresso a bordo da estação Soyuz que vai ser substituída.

Os cosmonautas vão ainda ajudar a francesa no seu programa científico, que deve realizar uma série de experiências nas áreas das ciências da vida, observação da terra e estudo da ionosfera (região alta da atmosfera), bem como análises de carácter técnico.

A nave foi posta em órbita este domingo por um foguetão Soyuz-U, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.