Arqueólogos egípcios descobriram uma dezena de sarcófagos e múmias na «Cidade das Mulheres», em Salvago, Delta do Nilo. «Os túmulos remontam às épocas grega e romana».
Arqueólogos egípcios descobriram uma dezena de sarcófagos e múmias na denominada necrópole Ginecopolis, a «Cidade das Mulheres», em Salvago, distrito de Béheira (Delta do Nilo, norte), disse hoje uma fonte do Conselho Superior das Antiguidades.
«Os túmulos de mulheres descobertos remontam às épocas grega e romana», declarou por seu turno o chefe da missão, Sabri Choukri, acrescentando que «o primeiro nível remonta à época faraónica tardia, e os segundo e terceiro respectivamente às épocas grega e romana».
A missão descobriu várias «múmias das épocas grega e romana no interior de sarcófagos em terracota ou em pedra de cor, nas quais aparecem a cara da defunta, ou de divindades faraónicas, designadamente Horus e Snubis», acrescentou a fonte.
«Jóias, amuletos, algumas estatuetas e pratos em bronze e terracota foram igualmente descobertos», adiantou o arqueólogo.
Um outro especialista em arqueologia, Mohamed Ibrahim, disse que há cerca de três meses foram igualmente descobertas no mesmo local uma dezena de múmias pertencentes à época faraónica saíta (666 a 333 AC.).