ciencia

Calote glaciar da Gronelândia a derreter

O calote glaciar da Gronelândia está parcialmente derretido e perde cerca de 42 centímetros de espessura por ano. Este é o resultado de um estudo realizado por cientistas canadianos e dinamarqueses, que se baseia na comparação de medições recentes, com outras realizadas há cerca de 50 anos.

O calote glaciar da Gronelândia está parcialmente derretida, e perde cerca de 42 centímetros de espessura por ano, nas zonas mais altas do noroeste da ilha, indicou um estudo realizado em conjunto por cientistas canadianos e dinamarqueses.

O estudo baseia-se na comparação de medições recentes com outras realizadas há cerca de 50 anos por uma expedição britânica.

Os investigadores, o canadiano W.S.B.Paterson, e o dinamarquês Niels Reeh, compararam medições efectuadas entre 1952 e 1954, pela «British North Greenland Expedition», ao longo de um trajecto de 1200 quilómetros, com os dados registados entre 1994 e 1995, pelo radar do satélite europeu ERS-1 (European Remote Sensing).

Os resultados mostram que na região mais afectada da Gronelândia, a fusão do gelo varia entre os 20,3 e os 41,7 centímetros por ano.

O estudo ajuda os cientistas a compreender melhor a forma como a massa glaciar glaciar responde às alterações climáticas e assim avaliar os riscos de subida do nível dos mares e oceanos.