ciencia

Carneiros reconhecem fisionomias

Investigadores britânicos descobriram que os carneiros têm mais capacidades para reconhecer a fisionomia dos companheiros do que se pensava, segundo um estudo a ser publicado pela revista «Nature» na próxima quinta-feira.

O intelecto dos carneiros foi até ao momento subestimado, segundo um estudo de investigadores britânicos a ser publicado na revista «Nature» na próxima quinta-feira.

Os cientistas do Instituto Babraham de Cambridge utilizaram vinte carneiros aos quais mostraram a imagem de cinquenta cabeças de ovinos, apresentadas em pares. A cada duas caras foi associada uma «recompensa» no caso uma guloseima.

Depois de dezenas de testes, os animais desenvolveram critérios de diferenciação fisionómica dos outros ovinos muito desenvolvidos.

Os investigadores chegaram à conclusão que os carneiros podem memorizar até 50 outros animais e são capazes de conservar o reconhecimento facial até 800 dias.

Os carneiros têm igualmente capacidade para se lembrar de um rosto humano familiar e podem conservar uma boa memória da fisionomia dos homens até pelo menos dois anos.

Este estudo vem provar que estes animais são capazes de ter reacções emocionais, o que poderá ter implicações para os criadores de gados.