ciencia

IBM desenvolve «super-computador» para pesquisas ambientais

A IBM desenvolveu um «super-computador» para realizar pesquisas na atmosfera terrestre sete vezes mais depressa do que o actual computador do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica. O «Blue Sky» processará informação à velocidade de sete trilhões de cálculos por segundo.

A IBM vai apresentar um «super-computador» para o Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (CNPA).

O «Blue Sky» efectuará pesquisas na atmosfera do planeta a uma velocidade sete vezes superior à do actual computador usado no CNPA, podendo processar informação sobre as alterações climáticas à velocidade de sete trilhões de cálculos por segundo.

O «Blue Sky» custou 24 milhões de dólares, cerca de cinco milhões de contos, e foi comprado pela Fundação Nacional de Ciência, o principal patrocinador do CNPA. O centro de pesquisas deverá utilizá-lo para pesquisar alterações climáticas que possam ter impacto nas produções agrícolas e no aquecimento global.

O «super-computador» será fornecido em duas fases. A primeira parte será entregue ainda durante o Outono para um ano depois ser acrescentada a segunda parte que acelerará o «Blue Sky» para a velocidade de sete teraflops.