Todos, com certeza, se lembrarão de ter ouvida em crianças: «come o peixe, olha que te faz bem à cabeça!». Pois é, as mães têm quase sempre razão!
Cientistas pensam ter provas em como o óleo de peixe pode curar desordens mentais, tais como a depressão e dislexia, problemas bastante comuns no mundo ocidental.
«Isto representa uma nova perspectiva na gestão de depressões pessoais», diz Alexandra Richardson, investigadora da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, acrescentando que se o cérebro não adquire as gorduras necessárias, não funcionará devidamente.
Neste trabalho, Richardson descobriu que a ausência da gordura Omega 3, presente no óleo de peixes como o salmão ou a cavala, provoca depressão, autismo e dislexia em algumas pessoas.
Segundo Richardson, nos países onde a população come menos peixe, a incidência de doenças e desordens mentais é maior. A investigadora acrescenta ainda que outros efeitos do consumo de peixe são: cabelo, unhas e pele mais saudáveis.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão tornou-se mais frequente no século XX, sendo que uma em cada quatro pessoas sofrem de um problema mental ou neurológico.
Altos níveis de stress, álcool, nicotina e cafeína podem diminuir os níveis de ácidos gordos, agravando ou criando desordens mentais.