ciencia

Ciência portuguesa em debate

A ciência que se faz em Portugal, como e onde se faz, vai estar na ordem do dia, entre 19 e 25 de Novembro, no certame nacional que visa, anualmente, mostrar o que se agita no país para gerar desenvolvimento.

A ciência que se faz em Portugal vai estar em debate de 19 a 25 de Novembro. Trata-se da Semana da Ciência e da Tecnologia, uma mostra à escala nacional a propósito do conhecimento e da investigação científica, é uma iniciativa da responsabilidade do Ministério da Ciência e da Tecnologia.

Coordenado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva, o certame de 2001 inclui a realização de centenas de acções em todo o País, com destaque para visitas guiadas a laboratórios, consultórios científicos, festivais e ciclos de cinema, colóquios, exposições e oficinas práticas.

O evento envolve ainda laboratórios do Estado, instituições de ensino superior, centros de investigação científica, escolas, hospitais, associações de divulgação científica, museus, bibliotecas e livrarias.

O ponto de partida - 1996

A origem da Semana da Ciência e da Tecnologia remonta a 1996, data em que se decidiu promover um conjunto de iniciativas para homenagear Rómulo de Carvalho, professor e divulgador de ciência, na data do seu aniversário (24 de Novembro).

Com o passar dos anos, toda a semana onde calha o dia 24 de Novembro começou a ser dedicada a eventos de carácter científico, e instituições, museus e escolas são convidados a abrir as suas portas ao público.

Uma novidade na edição 2001 são os consultórios científicos na Internet: um grande conjunto de instituições e respectivos cientistas disponibilizaram-se para responder a perguntas do público.

Assim, através de um e-mail, sabendo que do lado de lá está um investigador que responderá à pergunta, a todas as perguntas que forem feitas, até final da Semana da Ciência e da Tecnologia.