ciencia

Identificado gene que causa a doença

Um estudo britânico aponta uma das causas para que se contraia a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jacob (a variante humana da doença das ´vacas loucas`. Assim, segundo este estudo as pessoas a quem falta um gene implicado nas defesas imunitárias poderão ser três vezes mais susceptíveis de apanhar a doença.

Para o investigador John Collinge, do Instituto de neurologia de Londres, o gene, agora identificado participa na apresentação dos antigénios (bactérias, vírus ou células estranhas ao organismo) ao sistema imunitário e, por isso, desenvolve a Creutzfeldt-Jacob.

Este estudo publicado hoje na revista científica britânica Nature, revela que, apenas 12 por cento dos doentes eram portadores do gene identificado como «DQ7». Este gene parece não procurar protecção contra a forma clássica da Creutzfeldt-Jacob, que permanece com causa

indeterminada.

Passam agora a ser precisas novas investigações para esclarecer a base molecular desta correlação entre a falta do gene e a nova forma de Creutzfeldt-Jacob, ajudando ao desenvolvimento de uma forma de prevenção ou tratamento da doença, dizem os cientistas.

Os investigadores estudaram o perfil genético de cinquenta pacientes afectados com a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob, o que representa cerca de metade dos 107 casos

britânicos registados, ligados à epidemia bovina.