Observações do telescópio Hubble indicaram, pela primeira vez, a existência de um planeta dotado de atmosfera fora do nosso sistema solar, anunciou a NASA nesta terça-feira. Este planeta está a cerca de 150 milhões de anos-luz da Terra.
Astrónomos descobriram o primeiro planeta situado fora do nosso sistema dotado de atmosfera. Os cientistas utilizaram o telescópio Hubble.
Este planeta tem o tamanho de Júpiter e situa-se na constelação de Pégaso, a cerca de 150 milhões de anos-luz da terra. Ele orbita à volta de uma estrela muito semelhante ao nosso Sol, que foi baptizada de HD 209458.
Esta descoberta «abre uma nova e entusiasmante fase na exploração dos planetas extra-solares, no curso da qual nós podemos comparar as atmosferas de planetas à volta de outras estrelas», garantiu David Charbonneum, astrónomo que falou durante uma conferência de imprensa no Instituo de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.
O planeta é do tipo gasoso (como Júpiter), e foi descoberto em 1999. Este corpo celeste é ideal para observações repetidas porque orbita a sua estrela em cada três dias e meio, o que é um espaço de tempo muito reduzido. Esta proximidade à estrela causa uma temperatura tórrida na superfície do planeta: cerca de 1,100 graus Celsius.