Mede 1,6 cm, o lagarto anão descoberto por dois investigadores americanos. O seu nome é o Jaragua Sphaero, foi encontrado nas ilhas Caraíbas e a partir deste domingo é o réptil mais pequeno do Mundo, registado pela União Internacional para a Conservação da Natureza, UICN.
Das 23 mil espécies que compõem a família dos répteis, o Jaragua Sphaero, um lagarto com 1,6 cm é o réptil mais pequeno do Mundo. Foi descoberto por dois especialistas americanos numa ilha das Caríbas, a República Dominicana, uma região há muito explorada pelos biólogos.
Esta descoberta levou os investigadores a repensarem o problema da desertificação de um dos maiores sistemas naturais do Mundo.
Segundo os dois investigadores, Blair Hedges, especialista na evolução de espécies na Universidade da Pensilvânia e Richard Thomas, biólogo na Universidade de Porto Rico, o Jaragua Sphaero, é semelhante no porte a um outro lagarto que habita as Ilhas Virgens.
«A nossa descoberta ilustra o quanto nós desconhecemos as espécies que habitam a Terra, mesmo nas regiões próximas dos Estados Unidos. Nós não sabíamos que esta espécie existia, embora a região seja estudada por biólogos há centenas de anos», sublinhou Hedges.
«Estas espécies únicas são extremamente ameaçadas. Se as Caraíbas continuarem a perder as espécies a este ritmo, um dos maiores sistemas naturais será devastados nos próximos anos», sublinha Michael Smith do Centro de Ciências Aplicadas sobre a biodiversidade da UICN.
Os detalhes sobre esta descoberta vão ser publicados na edição de Dezembro do «Caribbean Journal of Science».