ciencia

Passeio espacial para reparações completado com sucesso

Os cosmonautas russos na Estação Espacial Internacional terminaram um passeio espacial com sucesso. Os cosmonautas procederam a reparações num cais de acoplagem de naves à estação espacial. A nave de carga «Progress» estava impedida de acoplar à EEI.

Os cosmonautas russos da Estação Espacial Internacional (EEI) terminaram um passeio espacial com sucesso. O objectivo era o de fazer reparações num cais da estação espacial, que estava a impedir a acoplagem da nave de carga «Progress».

Vladimir Dezhurov e Mikhail Tyurin demoraram duas horas e 26 minutos a efectuar as reparações, menos de metade do tempo que a tripulação tinha estimado para os trabalhos.

Agentes da agência espacial tinham suposto que uma obstrução estava a impedir os ganchos e trincos de estabelecer ligação entre a «Progress» e a EEI.

Os técnicos da NASA receavam que manter a nave de carga não correctamente acoplada pudesse provocar danos à estação espacial de vários bilhões de dólares.

A nave continha uma tonelada e meia de provisões e nenhuma pôde ser descarregada até à correcta ligação entre a nave e o complexo espacial.

Centro Espacial Kennedy com segurança reforçada

Entretanto, a nave «Endeavour» tem uma nova partida rumo à EEI marcada para esta terça-feira, depois das reparações bem sucedidas efectuadas pelos cosmonautas. O comandante Sam Dick, da NASA, informou que o atraso não prejudicará o lançamento, que será o primeiro desde os atentados terroristas de 11 de Setembro.

Desde os atentados terroristas, as patrulhas aéreas em torno do Centro Espacial Kennedy têm aumentado significativamente.