ciencia

«Goner» é a nova preocupação dos cibernautas asiáticos

Um novo vírus informático está contaminar os computadores. O «Goner» é um vírus de e-mail, de propagação rápida e chega num «mail» com o assunto «Hi» e pode apagar arquivos importantes. Apesar da propagação se ter iniciado nos Estados Unidos, é na região Ásia-Pacífico que tem aumentado.

A rápida propagação de um novo vírus informático, o «Goner», que se transmite por e-mail, está a contaminar computadores na região Ásia-Pacífico, apesar da propagação se ter iniciado nos Estados Unidos. O «Goner» é assim a nova preocupação dos cibernautas asiáticos.

As empresas de antivírus estão já a alertar os utilizadores para o W32.Goner.A@mm. A Symantec,a Network Associates e a Trend Micro enviaram alertas sobre o vírus para companhias asiáticas e ainda não têm informações sobre quantos computadores poderão ter sido infectados.

O «Goner» chega por correio electrónico, com o assunto «Hi» e com o texto «How are you? When I saw this screen saver, I immediately thought about you. I promise you will love it». Este vírus poderá propagar-se também pelo chat do ICQ

O nome do anexo é gone.scr e uma vez aberto tenta apagar os executáveis no directório windows, incluindo os arquivos que estão ligados ao antivírus. Uma das particularidades do vírus é o facto do seu ficheiro ser apenas de 159 Kb.

No caso do vírus atingir o computador, o utilizador é aconselhado a reinstalar as suas aplicações e o software do antivírus.

Os analistas acreditam que a criação e a propagação de novas viroses persistirão em 2002, já que cada vez mais cibernautas estão a aceder através de ligações contínuas e de alta velocidade.