Quatro jovens israelitas poderão cumprir penas de prisão de três a quatro anos por terem arquitectado e difundido o vírus informático «Goner», que na última semana inutilizou milhares de computadores em todo o mundo.
Os jovens, com idades entre os 15 e os 16 anos, da cidade de Naharia (norte), confessaram aos agentes da unidade especial de delitos informáticos que tinham criado o vírus para competir com outro grupo de piratas informáticos, mas que em nenhum momento lhes tinha passado pela cabeça causar danos irreversíveis.
A mãe de um dos adolescentes disse que os agentes da polícia lhe bateram à porta às seis da madrugada, com um mandado de busca e captura. Segundo a mesma fonte, os agentes mandaram acordar o jovem e apreenderam o seu computador.
O «Goner», que causou sérios danos, especialmente em França e na Alemanha, está classificado como altamente destrutivo pela sua rápida capacidade de difusão. Peritos israelitas indicaram que é tão destrutivo como os vírus «Melissa» ou «I Love You».
O «Goner» difunde-se através do correio electrónico, automaticamente, para todos os endereços listados no computador infectado, sob o título «Hi, How Are You».
Segundo a polícia, os jovens criadores do «Goner» utilizaram um vírus antigo, disfarçando-o com outros atributos aperfeiçoados, para tentarem derrotar outro grupo de adolescentes rivais.