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«Portugal 1111» retoma conquista de Soure

A batalha pela conquista de Soure vai regressar em jogo de computador. O lançamento do «software» de entretenimento «Portugal 1111» é dia 17 e promete levar os jogadores à era medieval, com um jogo totalmente produzido em Portugal.

A ideia para a produção do jogo de estratégia partiu de um professor de História Moderna da Universidade de Coimbra, Joaquim Carvalho, que lançou o desafio ao presidente da Câmara Municipal de Soure, João Gouveia.

A produção do «Portugal 1111 - A Conquista de Soure» conta com mais de um ano de pesquisa histórica, incluindo aspectos como o vestuário, arquitectura, comércio, alimentação e estratégia militar. A produção foi elaborada por equipas de historiadores, informáticos, designers e arquitectos.

O contexto leva o jogador ao século XII, na região que viria depois a ser o concelho de Soure, Coimbra, onde o jogo será lançado com a recriação do ambiente da época e de um assalto ao castelo da vila.

O «Portugal 1111» inicia-se com uma introdução histórica. O objectivo passa por organizar a vila em redor do castelo e por angariar verbas para as batalhas entre árabes e cristãos. Inicialmente, o jogador controla apenas um pequeno grupo de pioneiros que atravessa o rio Mondego e que se instala em território desocupado, sujeito às investidas mouras.

Ao longo de nove níveis, o jogador tem que gerir recursos económicos, criar quintas e feiras e moinhos, sem descurar o aspecto defensivo, com a construção de muralhas, torres de vigia e um castelo. Há ainda que contar com os aspectos religiosos e militar, com a construção de igrejas, capelas e mosteiros.

Depois do lançamento, o «Portugal 1111 - A Conquista de Soure» será distribuído, no dia 22 de Abril, com a revista «Visão», pelo preço de 9,50 euros.