ciencia

Glaciares «prevêem» clima ameno nos próximos 15 mil anos

Nos próximos 15 mil anos as temperaturas vão manter-se quentes e estáveis, de acordo com um estudo de cientistas de dez países europeus, que vai ser publicado esta quinta-feira na revista Nature.

Através da análise do gelo da Antártida, os investigadores concluíram que a temperatura vai manter-se estável durante os próximos 15 mil anos.

As amostras de gelo, recolhidas a três quilómetros de profundidade, mostram que a Terra já passou por oito idades glaciares, alternadas por períodos mais quentes, chamados interglaciares.

Há 420 mil anos a Terra teve um clima semelhante ao actual, num período que durou 28 mil anos, por isso os cientistas acreditam que o tempo ameno que se vive vai durar mais 15 mil anos.

Os dados recolhidos mostram também que os gases de efeito estufa são os mais elevados dos últimos 440 mil anos.

Os cientistas conseguiram atingir o arquivo climático mais antigo do mundo, onde existem pedaços de gelo com 740 mil anos, mas vão continuar a trabalhar para chegar a registos com quase um milhão de anos.

O objectivo deste trabalho é conseguir, através do estudo das variações climáticas do passado, construir um quadro mais rigoroso sobre a alteração do clima no futuro.

Redação