ciencia

Novo vírus pode infectar telemóveis

Um novo vírus informático pode afectar telemóveis e outro tipo de aparelhos que estejam ligados a computadores através do sistema sem fios «bluetooth», alerta a Panda Software Portugal.

O novo vírus foi denominado «Cabir» e é considerado como o primeiro «worm» capaz de se propagar para telemóveis e aparelhos que funcionem com o sistema operativo «Symbian OS».

Os responsáveis da Panda Software Portugal explicam que os criadores do vírus não o conceberam para uma propagação em massa, mas apenas para «provar» que aparelhos como telemóveis podem ser infectados por códigos maliciosos.

O «Cabir» instala um ficheiro Caribe.sis e inicia uma pesquisa contínua de outros dispositivos para onde se possa transferir, o que afecta fortemente as baterias dos aparelhos em causa. O ficheiro Caribe.sis pode mesmo transferir-se para impressoras sem o sistema operativo «Symbian OS».

Paulo Silva, da Panda Software Portugal, considera que «era previsível que o Cabir pudesse aparecer. É apenas uma experiência, mas pode ser a porta de entrada para novos vírus, que se podem tornar um verdadeiro pesadelo para os utilizadores de telemóveis».

«A partir de agora, os utilizadores de telemóveis e dispositivos móveis, vão ter de se preocupar com os aspectos de funcionalidade, mas também com os seus sistemas de segurança», acrescenta o director técnico da empresa de software anti-vírus.

Redação