ciencia

Coimbra testa tratamento alternativo

O Centro de Oncologia de Coimbra (CROC) começou a experimentar em dois pacientes uma nova técnica de tratamento do cancro da próstata, que surge como alternativa à radioterapia.

A nova técnica, já aplicada no Hospital do Desterro, em Lisboa, e que arranca agora no CROC, consiste no implante de sementes radioactivas e destina-se ao tratamento do carcinoma no estado inicial.

A braquiterapia preostática, como é chamado este método, passa pelo «implante de sementes radioactivas (sementes de Iodo 125), através de agulhas colocadas na próstata, via perinial», explicou a directora do Serviço de Radioterapia do CROC, Ivone Rebelo, à Agência Lusa.

«O doente fica com aquele material (sementes radioactivas) dentro da próstata, que permite esterilizar (destruir) as células tumorais», clarificou.

Segundo uma nota divulgada pelo CROC, os benefícios são «inegáveis para o doente, porque lhe evita um procedimento cirúrgico quase sempre invasivo e mutilante, recuperando-o muito rapidamente para a vida activa».

Redação