ciencia

«Novas» pinturas rupestres no Vale do Côa

Equipas do Parque Arqueológico do Vale do Côa descobriram pinturas rupestres junto da aldeia abandonada de Colmeal, perto de Figueira de Castelo Rodrigo. As pinturas serão do período Neolítico Médio e Calcolítico Final, cerca de três mil anos a.C.

O director do Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC), Maia Pinto, explicou à Agência Lusa que foram encontradas «pinturas nos paredões que ladeiam a ribeira de Colmeal», na Serra da Marofa.

As pinturas estão distribuídas por quatro abrigos, nas duas margens da ribeira e apresentam vários tons de «vermelho-ocre», representando figuras antropomórficas ou humanas. São exemplares associáveis ao «modelo típico da arte esquemático-simbológica peninsular», disse Maia Pinto.

O director do PAVC entende ainda que uma «prospecção mais cuidada», com intervenção do Centro Nacional de Arte Ruspestre, pode levar à descoberta de outros abrigos, com pinturas rupestres.

O presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Armando Pinto Lopes, sublinhou a importância das descobertas, considerando que serão «um elemento de grande alcance no panorama histórico-monumental do concelho, podendo vir a constituir um elemento de atracção turístico-cultural»

Redação