Equipas do Parque Arqueológico do Vale do Côa descobriram pinturas rupestres junto da aldeia abandonada de Colmeal, perto de Figueira de Castelo Rodrigo. As pinturas serão do período Neolítico Médio e Calcolítico Final, cerca de três mil anos a.C.
O director do Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC), Maia Pinto, explicou à Agência Lusa que foram encontradas «pinturas nos paredões que ladeiam a ribeira de Colmeal», na Serra da Marofa.
As pinturas estão distribuídas por quatro abrigos, nas duas margens da ribeira e apresentam vários tons de «vermelho-ocre», representando figuras antropomórficas ou humanas. São exemplares associáveis ao «modelo típico da arte esquemático-simbológica peninsular», disse Maia Pinto.
O director do PAVC entende ainda que uma «prospecção mais cuidada», com intervenção do Centro Nacional de Arte Ruspestre, pode levar à descoberta de outros abrigos, com pinturas rupestres.
O presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Armando Pinto Lopes, sublinhou a importância das descobertas, considerando que serão «um elemento de grande alcance no panorama histórico-monumental do concelho, podendo vir a constituir um elemento de atracção turístico-cultural»