Cerca de 50 equipas de escolas do Ensino Básico e Secundário colocaram mãos à obra e construíram vários inventos movidos a energia solar. A apresentação é a 26 de Junho, Dia do Sol, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Carrinhos movidos a energia solar, relógios de sol, fornos e colectores solares. No dia 26 de Junho, vários jovens inventores vão apresentar as suas obras no exterior do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa.
As obras, de cerca de 50 equipas de escolas do Ensino Básico e Secundário, foram construídas nos últimos meses no âmbito do Concurso Solar Padre Himalaya, promovido pela Sociedade Portuguesa de Energia Solar (SPES) e pelo INETI (Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação) com o apoio da Ciência Viva.
Os prémios serão atribuídos em diferentes escalões - 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e escolas profissionais.
Paralelamente será possível visitar uma exposição de equipamentos e projectos de energia solar apresentados por empresas do sector.
Este evento assinala o SunDay´2004 - Dia do Sol, uma iniciativa europeia de promoção das energias renováveis na perspectiva de um desenvolvimento sustentável.