Foram distinguidos, esta terça-feira, cinco investigadores com o Prémio Gulbenkian de Ciência, cujo valor é de 25 mil euros. Os trabalhos premiados focavam a evolução das redes e da Internet, matemática aplicada e cosmologia.
O galardão da Gulbenkian destacou este ano as Ciências Básicas. O prémio é atribuído desde 1976 e só este ano, foram a concurso 63 trabalhos.
Um dos trabalhos premiados intitula-se «Evolução das Redes. Das Redes Biológicas à Internet e ao www» e é da autoria de Serguey Dorogovtsev, investigador coordenador do departamento de Física da Universidade de Aveiro e de Ferreira Mendes, também de Aveiro.
A Gulbenkian distinguiu ainda José Francisco Rodrigues, da Universidade de Lisboa, pelo seu trabalho sobre matemáticas aplicadas, cujo título é «Inequações variacionais hiperbólicas de primeira ordem e algumas aplicações».
O terceiro trabalho premiado foi o de Miguel Sousa da Costa, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em ex-aqueo com Lorenzo Cornalba, investigador no Instituto de Física Teórica da Universidade de Amsterdão.