ciencia

Sonda Cassini-Huygens entrou na órbita de Saturno

A sonda norte-americana e europeia, Cassini-Huygens, foi capturada pela força gravitacional de Saturno, conseguindo chegar à sua órbita depois de ter atravessado com sucesso os seus anéis, anunciou a NASA, quarta-feira à noite, na Califórnia.

O sinal de extinção do motor da sonda foi recebido no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Passadena cerca das 21:12 (hora local), indicando que o fim da manobra que colocou a sonda na órbita de Saturno.

«Recebemos o sinal de extinção do motor», anunciou um responsável da NASA, provocando uma explosão de alegria no centro de controlo da missão.

A sonda Cassini-Huygens atravessou 3,5 mil milhões de quilómetros desde que foi lançada há sete anos desde o Cabo Canaveral, na Flórida, tronando-se o primeiro objecto feito pelo Homem em órbita de Saturno.

A missão da sonda, que durante quatro anos estudará o sexto planeta do sistema solar, representa o maior esforço técnico e científico realizado até agora conjuntamente pelos Estados Unidos e pela Europa, sendo o seu custo estimado em 2,5 mil milhões de euros.

Redação