ciencia

«Aura» lançado hoje para estudar clima da Terra

O satélite «Aura» foi lançado, este domingo, para o espaço, com a missão de estudar o clima do planeta Terra, segunda informou a NASA. O lançamento aconteceu na base aérea de Vandenberg, no estado norte-americano da Califórnia.

Inicialmente o lançamento do «Aura» estava previsto para Junho. No entanto, problemas técnicos levaram ao seu adiamento, o que aconteceu este domingo cerca das 11:0o de Lisboa.

O «Aura» tem como objectivo determinar a influência da actual composição atmosférica no clima da Terra, para além do estudo da qualidade do ar em várias regiões do planeta.

Além disso, os cientistas da NASA querem saber também qual é o actual estado da camada de ozono, responsável pela protecção da vida terrestre das radiações solares.

O projecto «Aura» conta com a participação dos Estados Unidos, Reino Unido, Holanda e Finlândia. Estes países contribuíram com uma verba de 638 milhões de euros.

O «Aura» pesa 2976 quilogramas e pode atingir uma velocidade de 704 quilómetros por hora. Este é o primeiro laboratório espacial dedicado unicamente ao estudo da composição química da atmosfera terrestre.

Redação