ciencia

Inventado vidro «inteligente» imune ao calor

Químicos britânicos inventaram um material «inteligente» que ao ser aplicado aos vidros das janelas das casas ou dos automóveis bloqueia o calor e só deixa passar a luz, ajudando assim a poupar energia.

Num artigo hoje publicado no «Journal of Materials Chemistry», químicos do Colégio Universitário de Londres (UCL) explicam que o material é derivado do dióxido de vanádio.

A sua principal característica é que permite a passagem das ondas de luz visível, mas reflecte a luz infravermelha quando a temperatura sobe acima dos 29 graus centígrados.

Embora já fossem conhecidas as propriedades de reflexão do dióxido de vanádio, o problema tinha sido sempre o momento em que este composto começa a manifestar essa capacidade.

Ivan Parkin, do Departamento de Química da UCL, afirmou que o passo seguinte antes de levar o produto ao mercado será investigar a sua duração.

«A ideia é que tenha a mesma duração do vidro. Outra consideração será a cor», acrescentou, referindo que no momento só estão disponíveis o amarelo e o verde, o «que não é muito atraente» numa janela.

Redação