Uma equipa de astrónomos europeus, liderada pelo português Nuno Cardoso Santos, do Observatório Astronómico de Lisboa, descobriu o mais pequeno planeta fora do Sistema Solar detectado até hoje.
O investigador português explicou à TSF que o novo planeta extra-solar «orbita em redor de uma estrela que se encontra a cerca de 50 anos luz do nosso planeta».
«Este é o primeiro planeta, em torno de outra estrela, que é um pouco parecido com a Terra. É um planeta terrestre, rochoso, e não gasoso, o que demostra que fora do nosso sistema (solar) este tipo de planeta podem ser mais comuns do que se pensava», contou, à TSF, Nuno Cardoso Santos.
Uma das particularidades desta descoberta é que este é o mais pequeno planeta extra-solar alguma vez detectado, dado que todas as outras descobertas de planetas extra-solares (mais de cem até agora segundo o astrónomo português) pertencem à chamada classe de «planetas gigantes».
A massa do novo planeta tem semelhanças com a de Urano, o mais pequeno dos planetas gigantes (gelados) do Sistema Solar.
No entanto, é muito provável que os dois corpos sejam muito diferentes, dada a distância a que cada um se encontra da sua estrela, o que tem consequências fundamentais na formação e estrutura de cada um, sustenta.