Uma necrópole com os corpos de seis homens e mulheres vikings, acompanhados de espadas, lanças, jóias, materiais para fazer fogo e equipamento para montar, foi descoberta na Grã-Bretanha.
A necrópole situa-se perto da cidade de Cumwhitton, no noroeste da Inglaterra e deverá datar do século X, anunciaram na segunda-feira os cientistas.
É a primeira necrópole encontrada neste país que pode ser considerada um verdadeiro cemitério. Por isso os arqueologistas consideram que é uma das mais importantes descobertas feitas na Grã-Bretanha nos últimos cem anos.
Uma outra necrópole foi descoberta na mesma zona nos anos 40 e continha as cinzas dos corpos cremados de vikings.
Este achado, realizado em Março deste ano, vai permitir aumentar os conhecimentos sobre a área e a sua história, bem como sobre os vikings, adiantou Mark Wood, presidente do Conselho de Museus, Bibliotecas e Arquivos da região.
Peter Adams, especialista em metais, descobriu a necrópole quando encontrou duas peças em cobre que lhe pareceram serem jóias.
Ao escavar, encontrou o cadáver de uma mulher, vindo depois a descobrir os restos mortais de uma outra mulher e de quatro homens.
Entre os vários objectos encontrados na necrópole estavam armas, esporas, rédeas e um chifre para beber, bem como um ornamento de um cinto numa liga de cobre.