Parte do material solar a bordo da Génesis já foi recuperardo e em princípio dará para fazer todas as experiências científicas desejadas. A confirmação foi dada por peritos da NASA dois dias depois da queda da sonda no deserto do Utah.
Peritos da NASA afirmaram, esta sexta-feira, que recuperaram parte do material solar recolhido na missão espacial da sonda Génesis, que se despenhou na quarta-feira no deserto do Estado norte-americano do Utah.
«As amostras das partículas de vento solar deverão permitir alcançar um grande número, senão a totalidade dos nossos objectivos», afirmou Roger Wiens, físico da Agência Espacial norte.americana.
Por seu lado, Dan Sevela, engenheiro da NASA, responsável pela recuperação dos instrumentos científicos transportados pela Génesis, assegurou que o «principal instrumento do nosso objectivo científico parece estar intacto».
A sonda caiu no deserto do Utah após uma falha na abertura dos pára-quedas estabilizador e principal, que tiveram problemas. Assim, a Génesis, lançada em Agosto de 2001, caiu no solo a uma velocidade de 160 km/h.