ciencia

Europa estuda base espacial em Portugal

Portugal pode vir a acolher uma base de lançamento de foguetões, com a Agência Espacial Europeia (ESA), que terá como destino Beja e Santa Maria, nos Açores, anunciou hoje a ministra Maria da Graça Carvalho.

A ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, explicou que o projecto só está previsto para depois de 2008, mantendo-se até esta data a actual estação de lançamento de foguetões, na Guiana Francesa, situada na América do Sul.

A hipótese de Portugal surge por ser necessário procurar uma alternativa complementar à Guiana para a próxima geração de lançadores de foguetões, que a ESA quer que sejam recuperáveis, o que actualmente não acontece.

A ESA está a trabalhar num projecto de lançadores reutilizáveis, o que significa que tem de haver um local de lançamento e outro de aterragem. E a Guiana não tem estrutura para isso», disse Maria da Graça Carvalho.

«Há estudos da ESA que apontam para Portugal», devido à sua «situação geográfica e climática», acrescentou.

A mudança justifica-se, referiu a ministra, pelo facto de ser necessário um número mínimo de quilómetros entre a estação de lançamento e a de aterragem, que a Guiana não comporta.

«Temos uma ambição, a longo prazo, de ter em Portugal uma base destas e conseguir este objectivo passa por evidenciar a situação privilegiada do país. Os Açores têm vantagens geográficas e climáticas e superam por exemplo as Canárias, em questões como a visibilidade, o tráfego aéreo ou a densidade populacional», afirmou Maria da Graça Carvalho.

A ilha de Santa Maria, nos Açores, vai ter no futuro uma estação de controlo de lançamento de satélites, uma sugestão de Portugal à ESA e que a Agência Espacial aceitou, assinando o protocolo nesse sentido já no próximo mês de Novembro.

O governo português prepara-se ainda, revelou a ministra, para construir em Santa Maria um Centro de Investigação ligado às Ciências do Mar.