ciencia

Aprendizagem da fala é igual em todas as línguas

As crianças aprendem a falar da mesma maneira em qualquer língua, segundo uma investigação do Instituto Nacional da Saúde dos EUA, que contou com a colaboração de vários cientistas internacionais. As conclusões deste estudo foram publicadas no último número da revista, Child Development.

Realizada em sete línguas, a investigação mostrou que os substantivos constituem a maior parte do vocabulário das crianças de 20 meses, seguidos pelos verbos e os adjectivos.

Os substantivos são as primeiras palavras a serem registadas pelas crianças por corresponderem a coisas concretas que podem ser vistas e tocadas. Os verbos e os adjectivos vêm a seguir por descreverem conceitos abstractos.

As 269 crianças de 20 meses que participaram no estudo (117 raparigas e 152 rapazes) estavam acompanhadas pelas mães, eram primogénitos e só falavam a língua do país de residência.

As mães preencheram um questionário padronizado que visava medir a extensão do vocabulário das crianças.

O estudo incidiu em sete línguas: espanhol, francês, hebraico, coreano, italiano, alemão e inglês dos Estados Unidos.

No quadro da investigação, o Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos colaborou com investigadores da Argentina, Bélgica, França, Israel, Itália e Coreia do Sul.

Redação