ciencia

Leite pode ser «chave» para vacina

O leite poderá conter a chave para a descoberta de uma vacina para a síndroma respiratória aguda (SRA), que matou quase 800 pessoas em 2003, noticia hoje o jornal Straits Times de Singapura.

Uma equipa de investigadores conseguiu imunizar ratinhos contra um vírus próximo do da pneumonia atípica alimentando-os com uma bactéria de ácido láctico geneticamente modificada existente nalgumas bebidas à base de leite, precisa o diário.

Assim, uma eventual vacina baseada nesta descoberta poderia ser administrada através do simples consumo de bebidas ou alimentos, sublinhou o professor Lee Yuan Kun, citado pelo Straits Times.

«Isso permitiria ultrapassar o medo que as pessoas têm de injecções e a necessidade de formar pessoal para as dar. Tratar-se-ia de uma imunização de massas barata e eficaz», acrescentou, aludindo em especial aos «países em desenvolvimento, onde a necessidade é maior».

Lee adiantou que serão realizados ensaios clínicos desta vacina dentro de alguns anos.

A SRA foi responsável em 2003 pela morte de 774 pessoas em todo o mundo, especialmente na Ásia.

Estão a ser realizados actualmente na China ensaios clínicos de uma vacina por injecção cujos primeiros resultados são considerados prometedores.