ciencia

Nave russa Progress chega à EES no Natal

Uma nave russa Progress carregada com prendas e provisões como oxigénio, água e alimentos chega à Estação Espacial Internacional (EES) no dia de Natal, disse hoje o porta-voz do Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia.

Segundo Valeri Lindin, a nave de carga será lançada a 23 de Dezembro do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com o apoio de um foguetão Soyuz, e dois dias mais tarde, a 25, atracará automaticamente na EES.

A Progress transportará 2,5 toneladas de carga, entre combustível, oxigénio, água, alimentos, equipamento, instrumentos para experiências científicas e provisões para a décima tripulação da ESS, integrada pelo russo Salizhan Charipov e o norte-americano Leroy Chiao.

«A Progress, claro está, também levará prendas de Natal e Ano Novo para os cosmonautas, porque este ano não serão enviadas mais naves para a EES», afirmou Lindin, citado pela agência Interfax.

Charipov e Chiao chegaram à EES em Outubro passado, devendo nela permanecer durante meio ano, prazo habitual das missões permanentes.

Durante a sua missão, os dois cosmonautas receberão duas naves de carga Progress e realizarão saídas da nave em Dezembro e Fevereiro, para preparar a chegada do primeiro cargueiro espacial europeu automático, o «Júlio Verne», prevista para o próximo ano.

Esta décima expedição fará também cerca de 30 experiências científicas relacionadas com a formação de cristais, vacinas para a sida, cultivo de vegetais a bordo e outras provas biológicas.

Entretanto, na segunda-feira as Forças Espaciais russas realizaram com êxito no aeródromo de Plessetsk, no norte do país, um teste de lançamento de um foguetão de nova geração Soyuz-2.

Este teste tinha sido cancelado no sábado, e antes a 29 de Outubro e 06 de Novembro, devido a defeitos encontrados no software do foguetão.

Este Soyuz-2 de nova geração, totalmente fabricado na Rússia, deverá no futuro pôr em órbita satélites civis e militares, sendo também utilizado para voos tripulados no quadro do programa da EES.