Uma vacina contra a diabetes, de tipo I, será testada pela primeira vez no homem no Verão de 2005 na Grã-Bretanha, revelou o diário britânico The Times na sua edição de hoje.
Dezoito pacientes que sofrem de diabetes do tipo I foram seleccionados e os testes devem começar no mês de Agosto, segundo revelou o Times, que cita cientistas da Universidade de Bristol e do King´s College de Londres.
«Se os testes preliminares forem um sucesso, tentaremos fazer testes mais aprofundados durante 18 meses», afirmou o professor Colin Dayan, da Universidade de Bristol, citado pelo Times.
A vacina, desenvolvida por investigadores em Bristol e Londres, foi produzida pela Clinalfa, uma filial do grupo farmacêutico norte-americano Merck.
Segundo o Times, estes testes no homem constituem o maior avanço na luta contra a diabetes desde a descoberta da insulina.
Gardete Correia, director clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, ouvido pela TSF, entende que se trata de um avanço muito importante, mas que não significa ainda a cura.
O responsável salientou também que este novo passo é procurado pelos cientistas há muito.