A segunda mão da Taça UEFA provocou uma hecatombe nos clubes alemães. Dos sete em prova, cinco ficaram de fora. Inter, Roma, Celta e Liverpool são os principais adversários dos «dragões» nos oitavos-de-final.
A segunda «mão» da Taça UEFA confirmou a hecatombe dos clubes alemães, ficando reduzidos a dois representantes - Estugarda e Kaiserslautern -, enquanto 1860 Munique, Hamburgo, Hertha Berlim, Werder Bremen e Bayer Leverkusen ficam pelo caminho.
A principal «baixa» entre os clubes de topo pertenceu precisamente aos alemães do Bayer Leverkusen, ex-adversário do Sporting na primeira fase da Liga dos Campeões, afastado pelo AEK Atenas ao perder por 2-0 na Grécia, depois de um empate 4-4 no jogo da primeira «mão».
O Inter Milão também esteve em vias de se despedir das competições europeias desta época, mas um golo salvador do turco Hakan Sukur, no último minuto, ofereceu a vitória aos locais (2-1) sobre o Hertha Berlim, depois do empate 0-0 na Alemanha.
O Celta de Vigo enfrentou igualmente grandes dificuldades para se impor aos ucranianos do Shakhtior Donetsk, com o brasileiro Catanha, antigo jogador do Belenenses, a marcar o único golo em 180 de jogo, repartido pelas duas «mãos».
Roma, «carrasco» do Boavista na ronda anterior, e Kaiserslautern é que permitiram veleidades ao Hamburgo e Glasgow Rangers, impondo-se pelo mesmo resultado: 3-0.
Os italianos tiveram o mérito suplementar de triunfar na Alemanha, em "casa" do adversário (depois da vitória por 1-0 em Roma), enquanto o Kaiserslautern, também da Alemanha, inverteu a derrota por 1-0, trazida da Escócia.
O Liverpool também rectificou na Inglaterra a igualdade (2-2) registada há quinze dias na Grécia, batendo o Olympiakos por 2-0, ao passo que ao Barcelona um empate 1-1, em Espanha, ante o Bruges, bastou para festejar o apuramento, depois do triunfo por 2-0 na Bélgica.
Depois do afastamento do 1860 Munique, terça-feira, ante os italianos do Parma, a jornada de hoje confirmou a eliminação de mais uma equipa alemã: o Werder Bremen.
Os germânicos não conseguiram dar a volta aos 4-1 que o Bordéus lhes aplicou no encontro da primeira "mão", em França, empatando a zero, num jogo em que Pauleta actuou de início.
Os oitavos-de-final, cujo sorteio se realiza na próxima quarta-feira, em Nyon (Suíça), realizam-se a 15 e 22 de Fevereiro de 2001.
Resultados:
- Terça-feira: 1/a mão 2/a mão
Estugarda, Ale - Feyenoord, Hol 2-2 2-1
Apurado: Estugarda, com 4-3.
1860 Munique, Ale - Parma, Ita 2-2 0-2
Apurado: Parma, com 4-2.
- Quinta-feira:
AEK Atenas, Gre - Bayer Leverkusen, Ale 4-4 2-0
Apurado: AEK Atenas, com 6-4.
Inter Milão, Ita - Hertha Berlim, Ale 0-0 2-1
Apurado: Inter Milão, com 2-1.
Slávia Praga, Che - Osijek, Cro 0-2 5-1
Apurado: Slávia, com 5-3.
Barcelona, Esp - Bruges, Bel 2-0 1-1
Apurado: Barcelona, com 3-1.
Lausana, Sui - Nantes, Fra 3-4 1-3
Apurado: Nantes, com 7-4.
Rosenborg, Nor - Alavés, Esp 1-1 1-3
Apurado: Alavés, com 4-2.
Werder Bremen, Ale - Bordéus, Fra 1-4 0-0
Apurado: Werder Bremen, com 4-1.
Celta Vigo, Esp - Shakhtior Donetsk, Ucr 0-0 1-0
Apurado: Celta de Vigo, com 1-0.
PAOK Salónica, Gre - PSV Eindhoven, Hol 0-3 0-1
Apurado: PSV Eindhoven, com 4-0.
Hamburgo, Ale - AS Roma, Ita 0-1 0-3
Apurado: Roma, com 4-0.
Liverpool, Ing - Olympiakos, Gre 2-2 2-0
Apurado: Liverpool, com 4-2.
Rayo Vallecano,Esp - Lokomotiv Moscovo, Rus 0-0 2-0
Apurado: Rayo Vallecano, com 2-0.
FC Porto, Por - Espanhol, Esp 2-0 0-0
Kaiserslautern, Ale - Glasgow Rangers, Esc 0-1 3-0
Apurado: Kaiserslautern, com 3-1.
Equipas apuradas:
- Espanha (4):
Alavés
Barcelona
Celta de Vigo
Rayo Vallecano
- Itália (3):
Inter de Milão
Parma
Roma
- Alemanha (2):
Estugarda
Kaiserslautern
- França (2):
Bordéus
Nantes
- Grécia (1):
AEK Atenas
- Holanda (1):
PSV Eindhoven
- Inglaterra (1):
Liverpool
- Portugal (1):
FC Porto
- República Checa (1):
Slávia de Praga