desporto

Paulo Guerra revalida título europeu

Paulo Guerra revalidou hoje, em Malmo, Suécia, o seu título europeu de corta-mato em seniores masculinos. Para além desta vitória, a selecção portuguesa conquistou mais três títulos noutras categorias.

Paulo Guerra revalidou hoje, em Malmo, Suécia, o seu título europeu de corta-mato em seniores masculinos, ao cumprir a prova no tempo oficioso de 29.29 minutos.

O atleta alentejano assegurou o triunfo após ter desferido um portentoso ataque a cerca de uma volta do termo da prova, não dando qualquer hipótese aos seus mais directos adversários. O ucraniano Sergey Lebed foi segundo classificado, com mais 10 segundos que Guerra.

Portugal falhou, no entanto, o ouro colectivo em seniores masculinos. A França foi a campeã europeia, ao vencer a prova com 23 pontos, tendo Portugal ficado fora do pódio, ao terminar em quarto, com 74 pontos. A Espanha arrebatou a medalha de prata, com 51 pontos, e a Irlanda foi terceira, com 72, apenas menos dois pontos que a formação portuguesa.

Três títulos portugueses

Para além da vitória de Paulo Guerra, a selecção portuguesa conquistou mais três títulos (um individual, em juniores femininos, e dois colectivos, em seniores femininos e juniores masculinos) nos Campeonatos Europeus de Corta-Mato.

Jéssica Augusto conseguiu a medalha de ouro na categoria de juniores sucedendo a Inês Monteiro, que venceu nos campeonatos do ano passado em Velenje, na Eslovénia. A atleta do Sporting de Braga, de 19 anos, conseguiu a vitória depois de um «sprint» nos últimos metros, onde conseguiu ultrapassar três adversárias.

Os dois títulos colectivos foram conseguidos nas categorias de seniores femininos e de juniores masculinos. Analídia Torre foi a principal responsável pelo ouro colectivo em seniores femininos, graças à medalha de prata que alcançou. A atleta, que representa o Olímpico Vianense, de 24 anos, tinha alcançado nos últimos campeonatos de corta-mato apenas a décima-quinta posição.

O outro título colectivo foi alcançado na categoria de juniores masculinos. Rui Pedro Silva foi o português melhor classificado, tendo obtido a quarta posição. A selecção portuguesa obteve, no ano passado, nesta categoria, somente a quarta posição, ficando a escassos pontos do pódio.

Redação