desporto

Zidane em primeiro, Figo em segundo

Zinedine Zidane foi hoje eleito o melhor jogador do ano 2000. O internacional recolheu a preferência dos seleccionadores nacionais de todo o mundo, com 370 votos, relegando para segundo lugar o português Luís Figo, com 329.

Ainda não foi desta que Luís Figo ganhou o prémio da FIFA de melhor jogador do ano. No ano passado, Luís Figo havia sido o sexto jogador mais votado, e este ano era apontado por muitos como o mais sério candidato à distinção, depois de se ter convertido no mais caro futebolista do Mundo.

Zidane por seu turno repete a vitória de há dois anos e iguala o brasileiro Ronaldo como únicos «repetentes» desde que o troféu foi instituído, em 1991.

O jogador francês bateu o português por 41 pontos, recebendo 370 votos, contra 329 atribuídos ao português do Real Madrid. Na terceira posição ficou o brasileiro Rivaldo, com 263 votos, seguido do argentino Gabriel Batistuta (57 votos).

Além de Figo, existe ainda mais um jogador português na lista dos 41 melhores jogadores do ano, que foram votados por 150 seleccionadores nacionais: João Pinto recebeu um voto do seleccionador da Etiópia e ficou em 33º lugar.

Apesar de ter ficado em segundo lugar, Luís Figo (105) recebeu mais votos do que Zidane (102). O que aconteceu foi que o jogador francês recebeu mais votos como primeiro, o que multiplicado por cinco lhe deu uma vantagem confortável sobre Figo.

Cada seleccionador podia votar em três nomes. Ao primeiro seria atribuídos cinco votos, ao segundo três e ao último apenas um. E foi precisamente devido à diferença da «força» dos votos de primeira escolha, que o jogador português não venceu esta votação.

A França, a Itália e a Argentina são os países mais representados na lista dos melhores do ano 2000, com cinco jogadores, seguindo-se a Espanha, a Holanda e o Brasil, com três.

Em relação aos clubes, o Manchester United e o Real Madrid são as equipas com mais jogadores na lista: Beckham (6º), Barthez (17º), Cole (37º) e Keane (40º); Figo (2º), Raul (11º), Roberto Carlos (14º) e Hierro (36º).

Lazio (Nesta, Veron e Nedved) e Arsenal (Henry, Kanu e Bergkamp) vêm logo a seguir, com três jogadores cada.

Patrick Mboma, em 20º, é o primeiro africano da lista, enquanto o melhor asiático é o iraniano Ali Daei (32º). O último da lista é Russel Latapy, avançado de Trinidad e Tobago que já jogou em Portugal (Académica, FC Porto e Boavista).

Redação