desporto

Pelé e Maradona os melhores do século, Eusébio no «pódio»

Pelé e Maradona foram hoje eleitos pela FIFA os melhores jogadores do século. Para evitar mais polémica, o organismo máximo do futebol mundial decidiu atribuir o prémio aos dois futebolistas, recorrendo a duas eleições distintas. Na votação por internet, Eusébio ficou em terceiro lugar.

O brasileiro Edson Arantes Nascimento, mais conhecido por «Pelé», e o argentino Diego Armando Maradona foram hoje consagrados pela FIFA, em Roma, como os melhores jogadores do século, o primeiro institucionalmente, o segundo por voto popular na «internet».

Na terceira posição da votação realizada na internet, e na qual participaram amantes do futebol de todo o Mundo, ficou o antigo internacional português Eusébio da Silva Ferreira, com 6,21 por cento das preferências. À sua frente, apenas Maradona, com 53,6, e Pelé, com 18,3 dos votos.

Já na votação formal da «Família FIFA», o cenário altera-se, com Pelé a vencer de forma categórica, registando 72,75 por cento das preferências. Maradona é apenas terceiro, com 6 por cento, atrás do hispano-argentino Alfredo Di Stefano.

Redação