desporto

Krpan «afunda» estratégia do FC Porto

A U. Leiria bateu o FC Porto por 3-1, numa exibição excelente dos pupilos de Manuel José. Krpan, autor de dois golos, foi o homem do jogo, enquanto os «dragões» estiveram demasiado apáticos para dar a volta ao resultado.

O jogo ficou marcado pelas declarações proferidas por Manuel José, que revelou não acreditar na imparcialidade do árbitro Paulo Costa.

Pinto da Costa, o presidente dos «dragões», contra-atacou e afirmou que nunca contrataria o técnico leiriense, caso fosse presidente do clube da cidade do Lis.

O FC Porto manteve o «onze» habitual, que venceu o Beira Mar, substituindo apenas o lesionado Alenitchev por Chainho.

A equipa escolhida por Manuel José fez regressar Leão (boa exibição) ao meio campo, enquanto Bruno Ribeiro, vindo do Sheffield United, sentou-se no banco de suplentes, mas não chegou a entrar.

A U. Leiria teve uma excelente entrada na partida e adiantou-se no marcador logo aos seis minutos. Duah bateu Secretário de cabeça e assiste Derlei entre os centrais. O ponta de lança faz um «chapéu» perfeito a Ovchinnikov e coloca a equipa de Manuel José na frente, no golo mais bonito da noite.

Dez minutos depois, numa jogada rápida de contra-ataque, Duah desmarca Krpan, que corre isolado para a baliza. Ultrapassa Aloísio e, descaído no lado esquerdo, remata cruzado para o fundo da baliza.

Ao intervalo, a U. Leiria mantinha-se em vantagem, graças a golos de Derlei e Duah. Os leirienses tiveram uma entrada fulgurante no jogo e, aos 15 minutos já tinham marcado dois golos.

Fernando Santos apostou em Capucho para o lugar de Chainho, ainda na primeira parte (33'), ganhando maior acutilância ofensiva. O médio permitiu mesmo a defesa a Costinha, quando tinha entrado apenas há um minuto, num lance que poderia relançar a partida.

Na segunda parte, o FC Porto teve 20 minutos de grande pressão sobre a área da U. Leiria, que se limitava a defender o resultado. Pena reduz a desvantagem aos 63 minutos.

Na sequência de um canto apontado para a entrada da área, Drulovic remata para defesa incompleta de Costinha. A defesa leiriense fica apática e Pena, mais rápido, recargou para a baliza.

Depois, quando se esperava o golo do empate, face à pressão exercida na área de Costinha, com a entrada de Romeu, A U. Leiria amplia a vantagem para 3-1, aos 78 minutos.

Krpan aproveitou uma atrapalhação de Ovchinnikov, que saiu intempestivamente da área, falhou a intercepção na bola e o croata só teve de rematar para a baliza deserta. Vitória justa da U. Leiria, que ascendeu À 9ª posição da tabela classificativa.

Redação