O Sporting perdeu esta noite uma excelente oportunidade para encurtar a distância em relação ao líder, ao empatar a zero em Paços de Ferreira, no encontro de encerramento da 15ª jornada da I Liga. Uma ronda atípica em que nenhum dos denominados «grandes» conseguiu vencer.
Paços de Ferreira e Sporting proporcionam esta noite bom espectáculo de futebol, onde apenas faltaram os golos. O vencedor da II Liga da época passada foi durante largos períodos superior ao campeão nacional, mas o empate acaba por ser um resultado justo, já que os «leões» também dispuseram de algumas oportunidades.
No Estádio da Mata Real, as duas equipas apresentaram esquemas tácticos muito parecidos em que a procura de golo foi uma constante, apesar do mau estado do relvado.
O Sporting entrou melhor no encontro e, logo aos 4 minutos, João Pinto poderia ter inaugurado o marcador, mas falhou o pontapé de «bicicleta». O Paços de Ferreira respondeu bem e, aos 12 minutos, Everaldo remata forte de fora da área, mas Nélson defende sem problemas.
Aos 20 minutos, uma falha do central Gaspar quase dá origem ao primeiro golo do encontro, mas o argentino Acosta não consegue bater o guarda-redes Pedro. Na jogada seguinte, Everaldo remata cruzado com a bola a passar muito perto da baliza de Nélson.
O jogo disputava-se a bom ritmo e apenas faltavam os golos para o espectáculo ser ainda melhor. Aos 36', João Pinto voltou a dispor de uma boa oportunidade para marcar, mas o remate do avançado sportinguista é desviado pelas pernas de João Armando.
Quatro minutos depois, Everaldo centra de forma perfeita, mas o cabeceamento de Marco Paulo sai ao lado.
Em cima do intervalo, Fernando Mendes é obrigado a mexer na equipa, fazendo entrar Edmilson para o lugar do lesionado Delfim.
Na segunda parte o cariz do jogo manteve-se inalterável e, logo após o reatamento, o Paços podia ter inaugurado o marcador, mas o remate de Marco Paulo sai ao lado.
Aos 50 minutos, os adeptos do Sporting quase estragavam a festa ao lançarem um petardo para dentro do relvado, que, felizmente, acabou por não atingir o guarda-redes Pedro.
Aos 61 minutos, os «leões» constróem a sua melhor jogada em toda a partida: João Pinto cruza para Rui Jorge que remate fortíssimo, mas Pedro defende para canto.
Até ao final do jogo, as duas equipas continuaram sempre a procurar o golo, mas foi o Paços de Ferreira quem mais perto esteve de o conseguir. Valeu à equipa de Alvalade duas excelentes intervenções de Nélson, a remates de Marco Paulo.
Com este empate, o Sporting desceu para a terceira posição (30 pontos) e perdeu uma excelente oportunidade para encurtar a distância em relação ao FC Porto. O Paços de Ferreira voltou a demonstrar que é uma das equipas a praticar melhor futebol na I Liga.