A BMW e KTM continuam o braço de ferro pelo domínio no mais importante rali de todo o terreno. Houve mesmo troca de pilotos entre as duas marcas.
O francês Richard Sainct trocou a BMW pela KTM. Mas a marca alemã não deixou passar em branco a saída do vencedor das últimas duas edições do evento e decidiu contratar o espanhol Juan Roma. Ainda nas fileiras da marca germânica surgem outros «motards» candidatos ao triunfo, como o norte-americano Jimmy Lewis e o inglês John Deacon.
Ao contrário dos carros onde só compete Carlos Sousa a comitiva portuguesa nas motos conta com cinco concorrente.
Paulo Marques e Bernardo Vilar são os que mais hipóteses têm de brilhar, mas estarão ainda em acção Carlos Ala, o estreante Pedro Machado e a vencedora feminina do ano passado, Elisabete Jacinto.
Paulo Marques é de todos os participantes no Dacar deste ano aquele que melhor resultado alcançou em termos de classificação final, depois do oitavo posto conseguido em 1997, e nele estão depositadas as maiores esperanças entre os «motards».
Por seu lado, Bernardo Vilar conseguiu este ano, com um nono posto, o melhor resultado no Dacar. No entanto, a prova de 2001 é bem mais dura, pelo que é grande a expectativa quanto às actuações do piloto português.