A Frente Polisário, em Argel, voltou hoje a considerar uma «provocação inaceitável» a passagem pelo Sahara Ocidental dos participantes do rali todo-o-terreno Paris Dacar.
A Frente Polisário, em Argel, voltou hoje a considerar uma «provocação inaceitável» a passagem pelo Sahara Ocidental dos participantes do rali todo-o-terreno Paris Dacar, prevista para esta semana.
A advertência está contida numa declaração da representação do movimento independentista da capital argelina.
Este comunicado foi emitido ontem pela República Árabe do Shara Democrático (RASD) e assinado pelo responsável dos Assuntos Exteriores, Mohamed Uld Salek.
A Frente Polisário revela que a «entrada em território da RASD pelos participantes do rali é um insulto à vontade do povo saharaui, um desafio às nações Unidas e uma violação ao cessar das hostilidades em vigor desde Setembro de 2001».
No dia em que o rali passar a fronteira entre Marrocos e a RASD, o país «assumirá a responsabilidade da ruptura do cessar fogo», pelo que o governo marroquino será «o único responsável por implicar na sua aventura cidadãos estrageiros», pode ler-se no comunicado.