A selecção uruguaia apurou-se, este domingo, para o Mundial de Futebol de 2002, após ter derrotado a sua congénere australiana, por 3-0, na segunda «mão» do «play-off» de apuramento. A vitória por 1-0 no primeiro jogo serviu de pouco aos australianos.
O Uruguai foi a última selecção a garantir a presença na fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2002, que será realizado na Coreia do Sul e no Japão, ao vencer hoje (domingo), em Montevideu, a Austrália, por 3-0, na segunda «mão» do «play-off» de apuramento para a competição.
A selecção uruguaia, que partia para este encontro com uma desvantagem de 1-0, resultante do primeiro jogo, disputado em Sidney, imprimiu um ritmo forte ao jogo desde o primeiro minuto, criando várias oportunidades junto da grande área adversária.
O primeiro golo dos sul-americanos surgiu aos 14 minutos, por intermédio de Dário Silva. Com a eliminatória empatada, foi a selecção uruguaia que continuou a pressionar, incentivada pelos adeptos. Os jogadores australianos tentavam responder, mas as jogadas de ataque raramente resultavam em lances de perigo.
O lance «chave» do encontro ocorreu já no segundo tempo, aos 65 minutos, altura em que Mark Viduka dispôs de uma ocasião flagrante para empatar a partida. No entanto, o cabeceamento do avançado australiano, jogador do Leeds United, de Inglaterra, passou por cima da barra da baliza uruguaia.
Cinco minutos depois, Morales «colocou» o Uruguai no Mundial, com um golo de cabeça na sequência de um livre apontado por Recoba.
A festa tomou conta das bancadas, embora ainda houvesse o receio entre os espectadores uruguaios de que a selecção australiana conseguisse marcar um golo, que seria suficiente para que os australianos passassem a eliminatória.
Os receios sul-americanos foram desfeitos perto dos noventa minutos, quando Morales voltou a marcar, novamente depois de um passe de Álvaro Recoba.
Estava definido o resultado e encontrado o 32º participante do Mundial de Futebol 2002, que será realizado na Coreia do Sul e Japão.
Equipas apuradas para a fase final do Mundial 2002 :
Campeã em título:
Campeã em título: França (isenta da qualificação).
Países anfitriões:
Países anfitriões: Coreia do Sul e Japão (isentos).
África
África (5 representantes): Camarões, Nigéria, Senegal, África
do Sul e Tunísia.
América do Norte, Central e Caraíbas
América do Norte, Central e Caraíbas (3 representantes): Costa Rica, Estados Unidos e México.
América do Sul
América do Sul (5 representantes): Argentina, Equador, Brasil,Paraguai e Uruguai.
Ásia
Ásia (2 representantes): China e Arábia Saudita.
Europa
Europa (14 representantes): Rússia, PORTUGAL, Dinamarca,
Suécia, Polónia, Croácia, Espanha, Itália, Inglaterra, Turquia,
Eslovénia, Bélgica, Alemanha e República da Irlanda.