desporto

FIFA divulga cabeças-de-série na quarta-feira

A FIFA vai divulgar, na próxima quarta-feira, os «cabeças-de-série» do sorteio do Mundial de Futebol de 2002. Embora não se saibam ainda quais os critérios para a escolha, uma coisa é certa : Portugal não será «cabeça-de-série».

A definição das equipas que serão «cabeças-de-série» no sorteio do Campeonato do Mundo de Futebol 2002, a realizar na Coreia do Sul e no Japão, será feita pela FIFA, na próxima quarta-feira, durante uma reunião do Comité Organizador.

O sorteio dos Grupos, por sua vez, terá lugar no sábado, dia 1 de Dezembro, em Busan, Coreia do Sul, a partir das 10:00 portuguesas.

Os critérios para a escolha das selecções mais fortes não são ainda conhecidos, sabendo-se no entanto que a FIFA deverá basear-se no «ranking» da organização.

França, Japão e Coreia do Sul «cabeças-de-série»

Portugal, que em Novembro ocupava o quarto posto na lista das selecções mais fortes, deverá ficar de fora do lote dos «cabeças-de-série», por não ter estado presente nas fases finais dos Mundiais de 1990, 1994 e 1998.

No «pote» dos «cabeças-de-série» há, contudo, três selecções com presença garantida. É o caso da França, campeã do mundo em título e das selecções anfitriãs do Mundial, Japão e Coreia do Sul.

As restantes cinco equipas terão de esperar pelos critérios do comité organizador, que se deverá então basear no ranking FIFA e na prestação das últimas três fases finais.

O jornal espanhol «A Marca» adianta, na sua edição de hoje (segunda-feira), a possível constituição do «pote» dos «cabeças-de-série», onde estariam as três selecções já referidas e ainda Espanha, Brasil, Alemanha, Itália e Argentina.

De acordo com este jornal espanhol, a selecção portuguesa ficaria no segundo «pote», juntamente com as suas congéneres de Inglaterra, Croácia, Dinamarca, Suécia, Irlanda, Bélgica e Rússia.

Redação