Pelé considera que Portugal é uma das cinco selecções favoritas para chegar às meias-finais do Mundial 2002. França, Inglaterra, Argentina e Brasil são os outros principais candidatos, segundo o antigo jogador brasileiro.
O brasileiro Pelé apontou a selecção portuguesa como umas das cinco favoritas à presença nas meias-finais do Mundial 2002, numa conferência de imprensa realizada em Busan, na Coreia do Sul, onde hoje se realiza o sorteio da fase final.
«Portugal está a jogar muito bom futebol e melhorou muito neste último ano. Penso que pode chegar às meias-finais, tal como a França, a Inglaterra, a Argentina e o Brasil», afirmou, citado pela Lusa.
Numa antevisão do que poderá acontecer na fase final da prova, que decorrerá na Coreia do Sul e no Japão de 31 de Maio a 30 de Junho, Pelé aposta forte em Portugal, acrescentando que «o jogo bonito não acabou».
Em relação ao Brasil, Pele reconheceu que a selecção com a qual foi campeão mundial em 1958, 62 e 70 «jogou muito mal na qualificação», mas está confiante em que tudo mude na fase final.
«O Brasil vai melhorar e apresentar-se ao seu melhor nível na fase final. Existem jogadores para fazer três equipas e, com tempo de preparação, a equipa vai melhorar», disse o brasileiro, autor de 1.282 golos nos 1.364 jogos que disputou ao longo da sua carreira.
Apesar de ter os seus favoritos, Pelé prognosticou uma prova «muito equilibrada», devido ao facto de as diferença entre as melhores equipas e as outras ser cada vez menores. «Há muito que deixou de haver jogos fáceis. Todos vão ser complicados».
Em relação ao que se passou na fase de qualificação, o ex-futebolista «canarinho» afirmou que «a grande surpresa foi o Equador, que jogou um futebol bonito, virado para a frente e sem medo».
Finalmente, Pelé referiu-se aos jogadores que mais aprecia actualmente: «Gosto do Zidane, do Raul, do Figo, do Owen, do Beckham e do Totti, há muitos», finalizou.