O antigo campeão do mundo de pesos pesados, Muhammad Ali, acendeu hoje (terça-feira), em Atlanta, a primeira tocha com a chama olímpica, a cumprir uma longa caminhada até chegar a Salt Lake City para a abertura dos Jogos de Inverno de Fevereiro próximo.
Ali, que acendeu a pira olímpica dos Jogos de 1996, passou a chama, chegada a Atlanta proveniente da Grécia, a Peggy Fleming, campeã olímpica de patinagem artística em 1968, e ao seu treinador Bob Kaul, também ele medalha de ouro em 1960.
A chama olímpica será transportada por 11.500 pessoas durante o seu périplo através de 80 cidades americanas até chegar a Salt Lake City a 7 de Fevereiro, véspera da abertura da 19ª edição dos Jogos.
Durante 65 dias a chama olímpica vai percorrer 22 mil quilómetros do território americano. A chama visitará a Florida, o Golfo do México em direcção ao Texas, para subir até Washington e Nova Iorque, onde permanecerá a 24 e 25 de Dezembro em homenagem às vítimas dos atentados terroristas de 11 de Setembro.
Após uma passagem por Lake Placid (Nova Iorque), sede dos Jogos de Inverno de 1980, a chama festejará o Ano Novo em Buffalo para seguir depois em direcção a Los Angeles, Califórnia, onde é esperada a 15 de Janeiro.
A chama vai depois em direcção ao Norte da costa Oeste para passar primeiro pelo Alaska, a 24 de Janeiro. De regresso ao continente, a chama dirige-se depois para o seu último destino: Salt Lake City, onde está prevista chegar a 7 de Fevereiro.
Somente quatro Estados não figuram no percurso: Dakota do Norte e do Sul, Minnesota e Hawai.