desporto

Sporting merecia mais mas acabou eliminado pelo Milan

O Sporting foi, quinta-feira, afastado da Taça UEFA. Em Alvalade, os «leões» empataram a uma bola frente ao AC Milan, mas, pelo que fizeram durante os segundos 45 minutos, os portugueses podiam, no mínimo, ter levado a eliminatória para o prolongamento.

O Sporting empatou, na noite desta quinta-feira, no Estádio José de Alvalade, a uma bola, diante do AC Milan, numa partida a contar para a segunda «mão» da terceira eliminatória da Taça UEFA.

Deste modo, os «leões» foram eliminados da prova. No entanto, pelo que produziu no decorrer dos segundos 45 minutos, o Sporting podia ter, pelo menos, levado a discussão da eliminatória para o prolongamento.

Quanto ao jogo, foram os visitados quem, logo de início, procuraram fazer o que lhes competia. Depois da derrota em San Siro, por 2-0, os jogadores orientados pelo romeno Laszlo Bölöni entraram ao ataque.

No entanto, a solidez defensiva dos italianos, que é, aliás, uma das principais características das equipas transalpinas, nunca permitiu ao clube de Alvalade, durante a primeira parte, «sonhar» com a passagem à eliminatória seguinte da competição.

No primeiro tempo, o Sporting dominou a partida territorialmente, mas nunca apresentou argumentos suficientes para, com êxito, conseguir visar a baliza defendida por Abbiati.

Por seu turno, o AC Milan mostrou, sempre, um enorme respeito pelos «leões». O conjunto comandado por Carlo Ancelloti, neste período, apenas por duas vezes, mas sem perigo, rematou à baliza «leonina». Contudo, Rui Costa, em ambas as ocasiões, não acertou no «alvo», numa por falta de pontaria, e na outra devido a um corte providencial por parte de um dos centrais do Sporting.

Na primeira parte, a melhor ocasião para marcar pertenceu aos «donos» da «casa». Superiormente assistido por João Pinto, Marius Niculae, aos 43 minutos, só não inaugurou o marcador para os visitados porque Abbiati, com uma saída atempada e eficaz, impediu que a formação portuguesa alcançasse os seus intentos.

No final do primeiro tempo, o nulo no marcador aceitava-se. João Pinto era o jogador mais esforçado no Sporting e o único, neste período, que segurava a bola e conquistava faltas para os «leões».

No que respeita ao AC Milan, o internacional ucraniano Andreyi Shevchenko «espalhou» classe, por Alvalade, e foi o «pilar» de todo o futebol ofensivo dos «rossoneri», sempre bem secundado pelo português Rui Costa.

Entrada de «leão» na segunda parte

Após o reatamento, e à semelhança do que já havia sucedido na primeira parte, o Sporting voltou a entrar melhor, mas, desta feita, ainda mais pressionante e agressivo do que durante a primeira metade da partida.

Aos 49 minutos, o avançado romeno Marius Niculae «encheu» Alvalade de esperança, ao apontar um golo soberbo.

Depois de um cruzamento longo para a grande área do AC Milan, Mário Jardel, de cabeça, colocou a bola em Niculae, e este, com um magnífico remate, bateu Abbiati pela primeira vez no jogo. O guarda-redes italiano bem se «esticou», mas o remate era, simplesmente, indefensável.

Após o golo inaugural, o Sporting galvanizou-se, foi mais dominador e, quase ao «cair» do «pano», João Pinto, com um excelente cabeceamento, após cruzamento da direita do ataque «leonino», obrigou Abbiati a defender a bola para canto. Por pouco, não surgiu o golo que poderia ter permitido ao Sporting levar a discussão da eliminatória para o prolongamento, algo que, aliás, os «leões» mereciam.

Já em período de descontos, o AC Milan acabou por conseguir chegar à igualdade a uma bola. Depois de Tiago ter, com uma grande defesa, evitado que o espanhol Javi Moreno (substituiu Rui Costa, aos 70 minutos) empatasse o jogo, os «rossoneri» conseguiram mesmo igualar.

Andreyi Shevchenko, após uma grande jogada individual, assistiu na perfeição Javi Moreno, e o espanhol, com um bom remate à meia volta, colocou, em definitivo, um «ponto final» nas aspirações do Sporting em apurar-se para a fase seguinte da Taça UEFA.

Ficha do jogo:

Estádio José de Alvalade

Partida realizada no Estádio José de Alvalade, em Lisboa.

Árbitro -

Árbitro - Ryszard Wojcik (Polónia).

Sporting -

Sporting - Tiago; Beto (Ricardo Quaresma, 81 minutos), Phil Babb e André Cruz; César Prates (Pedro Barbosa, 68 minutos), Rui Jorge (Rodrigo Tello, 77 minutos), Paulo Bento e Hugo Viana; João Pinto, Marius Niculae e Mário Jardel.

Suplentes não utilizados -

Suplentes não utilizados - Nélson, Facundo Quiroga, Hugo e Dimas.

Treinador:

Treinador: Laszlo Bölöni.

AC Milan -

AC Milan - Abbiati; Thomas Helveg, Alessandro Costacurta, Roque Júnior e Paolo Maldini; Cosmin Contra (Laursen, 86 minutos), Gennaro Gattuso, Donati, Kaladze e Rui Costa (Javi Moreno, 70 minutos); Andreyi Shevchenko.

Suplentes não utilizados -

Suplentes não utilizados - Sebastiano Rossi, Chamot, Andrea Pirlo, Brocchi e Donadel.

Treinador:

Treinador: Carlo Ancelotti.

Acção disciplinar:

Acção disciplinar: Cartão amarelo a Cosmin Contra (2 minutos), Beto (36 minutos), João Pinto (41 minutos) e Donati (45 minutos).

Ao intervalo:

Marcadores:

Ao intervalo: 0-0. Marcadores: Marius Niculae (49 minutos) e Javi Moreno (90 minutos).

Redação