O dinamarquês Peter Schmeichel, antigo guarda-redes do Sporting actualmente no Aston Villa, foi distinguido, segunda-feira, pela Rainha Isabel II com a Ordem de Mérito do Império Britânico por serviços prestados ao futebol.
Peter Schmeichel, ex-guarda-redes do Sporting, foi distinguido, segunda-feira, com a Ordem de Mérito do Império Britânico pela sua trajectória profissional no mundo do futebol.
Numa cerimónia realizada no Ministério da Cultura, Informação e Desporto, o guarda-redes dinamarquês, actualmente ao serviço do Aston Villa, recebeu o galardão das mãos do secretário de Estado Tessa Jowell.
«Sinto-me muito orgulhoso. Quando me deram a notícia, pensei que estavam a brincar comigo», disse Schmeichel, acrescentando que pesquisou na internet tudo o que esta distinção significa e que concluiu ser realmente algo «muito especial e difícil de assimilar».
O veterano guarda-redes, de 38 anos, sagrou-se cinco vezes campeão inglês, venceu três Taças de Inglaterra e uma Liga dos Campeões nos oito anos em que representou o Manchester United.
«Venho de um país estrangeiro e foi incrível jogar na equipa dos meus sonhos e ter conseguido ganhar tudo o que consegui nessa equipa», sublinhou o dinamarquês.
Schmeichel, eleito o melhor guarda-redes do mundo em 1992 e 1993, e o melhor da Dinamarca por três vezes, a última das quais em 1999, jogou 128 vezes pela sua selecção, sagrando-se campeão europeu em 1992.
Entre outros títulos, o jogador dinamarquês sagrou-se também campeão português em 1999/2000 ao serviço do Sporting, ajudando os «leões» a quebrar um jejum de 18 anos.