A Croácia vai unir-se à Bósnia para formar uma candidatura conjunta à organização da fase final do Euro 2008, após a Hungria ter optado por apresentar um projecto sozinha.
A Croácia e a Hungria tinham inicialmente projectado uma candidatura conjunta, mas o passo atrás dos responsáveis de Budapeste inviabilizou esta possibilidade.
Para colmatar este desaire, os croatas voltaram-se para os vizinhos da Bósnia-Herzegovina, embora seja pouco provável que esta candidatura tenha pernas para andar, apesar do optimismo do presidente da federação croata, Vlatko Markovic.
«A Bósnia tem a experiência dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, enquanto a Croácia organizou uma parte do Europeu de 1976, além dos Jogos de Mediterrâneo e os Jogos dos Estudantes. Temos falta de instalações, mas isso pode resolver-se», comentou Markovic, em entrevista ao diário Sportske Novosti.
Do lado húngaro, a hora é de «pedido de desculpas» e o próprio ministro dos Desportos já veio a público referir que espera um «perdão» dos croatas pela inesperada decisão do seu país.
A fase final do campeonato da Europa de 2008, que sucederá à edição do Euro 2004 em Portugal, está a suscitar grande interesse de um grande número de países europeus, havendo a registar várias candidaturas conjuntas, tendo a mais recente sido apresentada por quatro países nórdicos: Suécia, Finlândia, Dinamarca e Noruega.