Jesualdo Ferreira é o sucessor de Toni no cargo de treinador principal do Benfica. Ao princípio da noite deste sábado, João Malheiro, director de comunicação do clube da Luz, anunciou oficialmente esta decisão da direcção «encarnada».
Jesualdo Ferreira vai, pelo menos até ao final da presente temporada, suceder a Toni no comando técnico dos destinos do Benfica.
Goradas que ficaram as negociações entre o clube da Luz e o actual técnico da União de Leiria, José Mourinho, os «encarnados» foram obrigados a encontrar uma solução interna para substituir Toni.
O anúncio da decisão da direcção do Benfica em promover Jesualdo Ferreira a treinador principal do clube da Luz foi feito, oficialmente, ao princípio da noite deste sábado, pelo director de comunicação dos «encarnados», João Malheiro.
Neste «briefing», curiosamente, não marcaram presença o próprio Jesualdo Ferreira, nem Manuel Vilarinho e Luís Filipe Vieira, respectivamente presidente da direcção e gestor do futebol profissional do Benfica.
O perfil de Jesualdo Ferreira
Jesualdo Ferreira tem 54 anos e é natural de Mirandela. Na temporada 1974/75, iniciou a sua carreira de treinador na selecção portuguesa de juvenis, tendo em seguida, sido técnico adjunto das selecções nacionais de juniores e «esperanças».
Entre 1979 e 1981, Manuel Jesualdo Ferreira trabalhou pela primeira vez no Benfica, exercendo funções de coordenador do futebol juvenil do clube.
Mais tarde, orientou equipas como o Rio Maior, o Torreense, a Académica de Coimbra, o Atlético, de novo o Torreense e, na época de 1987/88, foi adjunto do sueco Ebbe Skovdhal e de Toni, nos «encarnados».
Na temporada 1989/90, foi seleccionador de Angola e, após ter regressado a Portugal, treinou o Estrela da Amadora, entre 1990 e 1992. Entre 1992 e1994, Jesualdo foi adjunto de Tomislav Ivic e de Toni, no Benfica.
Em 1995, «emigrou» para África, para treinar a selecção de Marrocos. Durante quatro anos (1996 a 2000) foi, ininterruptamente, treinador principal da selecção de «esperanças» de Portugal, assumindo, na época 2000/2001, o cargo de treinador principal do Alverca.
No início da temporada 2001/2002, voltou ao Benfica, a convite de Toni, tendo sido adjunto deste até ao passado dia 27 de Dezembro, o dia, precisamente, em que Toni anunciou que estava de saída do clube da Luz.
Reforços na «calha»
Na breve conferência de imprensa em que anunciou, oficialmente, Jesualdo Ferreira como treinador principal do Benfica, João Malheiro sublinhou que «esta foi a solução encontrada pela direcção após se ter analisado a questão».
O director de comunicação do Benfica aproveitou também para dizer que, nos próximos dias, poderão ser apresentados, no clube da Luz, alguns reforços.
No princípio deste mesmo mês de Dezembro, Luís Filipe Vieira garantiu, aos jornalistas, que os «encarnados» já haviam assegurado a contratação de dois jogadores de nível internacional.